Através de intentos e ideias moralistas, o homem procura apresentar-se diante de Deus de forma irrepreensível e aceitável, porém, a realidade humana é completamente diferente. Todos os homens são pecadores por natureza e indesculpáveis diante de Deus, ou seja, todos estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23; 5.12). Em consequência da afronta e desobediência do homem, a natureza humana foi contaminada pelo pecado, entrando num período de mortes, desarmonias, conflitos e angústias. Todavia, o Senhor Jesus veio ao mundo justamente para destruir as obras do diabo e libertar todos os que creem do pecado, conduzindo-os de volta a presença de Deus, como santos e irrepreensíveis, através da Salvação.
O QUE É SALVAÇÃO?

Obra salvadora de Cristo. Vicária e completa, capaz de libertar e redimir completamente o homem do pecado, a obra da Cruz, põe fim a todas as tentativas humanas de se reconciliar com o criador, desde o primeiro casal, quando cobriram os próprios corpos, e esconderam-se de Deus no Éden até a tentativa de redimir-se pelas obras (Gn 3; Ef 2.8).

Relativo à Justificação. [Do gr. dikaios; lat. justificationem]. É o ato de declarar justo. É através desse processo que o pecador ao confessar Jesus com seu único e suficiente Salvador, é declarado justo e irrepreensível diante de Deus (Rm 5.1 cf. Ef 1.4).
Regeneração [Do lat. regenerationis]. Ato de nascer de novo. Milagre que se dá na vida daquele que aceita Jesus como Salvador pessoal (Jo 3.3,5).
A EVIDÊNCIA DA SALVAÇÃO

Fé salvífica. [Do hb. heemim] Proveniente da proclamação do Evangelho e que nos leva a receber Jesus como Salvador (Mc 11.22 cf. Ef 2.8).
A DINÂMICA DA SALVAÇÃO
A fonte da Salvação: “O AMOR DE DEUS”. Esse “amor” faz parte do caráter natural de Deus; é através desse amor que Ele domina, sustenta e se relaciona com os todos os homens, a natureza e o universo (Ex 9.29; Sl 24.1,2). Deus provou o seu amor por nós (Rm 5.8).
O alcance da Salvação: “O MUNDO”. A obra redentora de Cristo alcança todos os homens sem acepção, no entanto, se evidencia apenas aos que creem (Mc 16.16; cf. At 16.31). Diante de Deus, não há um justo sequer, todos pecaram e estão destituídos da sua glória (Rm 3.10,23; 5.12); A ordem de Cristo foi clara e objetiva (Mc 16.15); A Salvação não se limita à classe social ou racial (I Tm 1.15), mas está aberta a todos os que invocarem o nome do Senhor Jesus Cristo (Rm 10.12,13).

O resultado da Salvação: “A VIDA ETERNA”. Todo aquele que crê em Jesus Cristo, Filho de Deus, já tem a vida eterna (Jo 3.36). Cristo já nos deu a vida eterna; a vida está em Cristo; jamais pereceremos (Jo 10.28; I Jo 2.11,12). Vida eterna é a suprema bem-aventurança dos santos, dom gratuito de Deus por Cristo Jesus (Rm 6.23). Vida eterna significa reconhecer Deus como único e verdadeiro, e Jesus Cristo como enviado por Ele para Salvar (Jo 17.3); É o maior anseio do crente (Tt 1.2; I Jo 2.25).
A EFICÁCIA DA SALVAÇÃO
