Seguidores

CONVERSAS VAZIAS ou DIÁLOGOS CLAROS?

Nos últimos dias tenho refletido sobre a falta de atenção em nossas conversas, seja pessoalmente ou mesmo por rede social, bem como a ausência de um diálogo claro em nossas relações, mesmo em meio a tantas informações, justamente na era da "comunicação".
As conversas cada vez mais apressadas, mecânicas, envolvidas pela impaciência ou pelas distorções, nos conduzem ao seguinte questionamento: como descrever a razão pela qual "lemos" o que não está escrito ou mesmo "ouvimos" o que não foi dito? Como identificar a razão pela qual entendemos de um jeito, quando na verdade era de outro?
Mal-entendidos, más interpretações, parece que não há espaços para a reflexão, entendimento, cordialidade, gentileza, muito pelo contrário, o que se vê são palavras inflamadas, cheias de amargura, rancor, num misto de desconfiança e descrédito. Ninguém conhece mais ninguém, pedir desculpas perdeu o sentido e o "falar" com sinceridade ao invés de nos conduzir à reflexão, nos conduz à inimizade.


Passamos o dia "copiando e colando" mensagens, e na maioria das vezes, sequer aplicamos o que repassamos aos outros à própria vida. Sem contar que tudo agora virou "fobia", "prejulgamentos", "indiretas", "intolerância", más intenções, conflitos intermináveis sobre política, religião, futebol, etc.
A rede social está cheia de mentiras, falsas notícias, informações maliciosas sobre muitos temas, pessoas ou instituições diversas, e o mais terrível em meio a tudo isso, é ver as pessoas compartilhando tais "informações" em seu dia a dia, sem estabelecer critérios, sem pudor, sem temor, totalmente despreocupadas com a veracidade dos fatos.
Fama, sucesso, divulgações, exposições se misturam à calúnias, difamações, invasão de privacidade, inversão de valores, degradação da moral e dos bons costumes, tudo em nome da aparência ou exibição, quando na verdade a rede social deveria ser usada de forma sadia para compartilhar momento agradáveis entre amigos, irmãos e familiares.
Precisamos retomar o caminho da edificação espiritual, da confiança, da amizade, da compaixão, do perdão. Nunca é tarde para refletir, corrigir e recomeçar. Mesmo divergentes, podemos, sim, convergir para um caminho de educação, amizade, respeito e amor uns pelos outros. Que Deus nos ajude a seguir adiante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...