Refletindo sobre a Excelência da Liderança Cristã - Parte 1
EXISTE DIFERENÇA ENTRE LIDERAR E CHEFIAR?

Refletindo sobre a Excelência da Liderança Cristã - Parte 2
OS PERIGOS NA TRAJETÓRIA DE UM LÍDER

Auto-suficiência. O líder nunca deve pensar que não precisa de ninguém. Por mais inteligente e capaz, ninguém faz nada sozinho.
Egoísmo. O líder nunca deve pensar apenas em si ou em alguns, mas deve entender que ele é responsável o bem estar de todos.
Prepotência. A opressão faz o sábio enlouquecer. Compelir as pessoas pelo poder é uma atitude lamentável.
Soberba. Um líder arrogante e presunçoso, nunca conquistará o seu espaço. O orgulho excessivo e a vaidade afundam a liderança.

Insegurança. Um líder inseguro pode comprometer a estrutura e o desenvolvimento do projeto diante dos problemas e das decisões.
Indisciplina. Um líder desorganizado que não respeita normas, nem horários, não tem compromisso com os objetivos do grupo.
Impaciência. É desagradável conviver com um líder impaciente, sempre apressado, tanto para ouvir, quanto para falar.
Pessimismo. Um líder pessimista dificilmente terá êxito em sua missão, pois já parte para o confronto derrotado por si mesmo.

Negligência. Um líder negligente compromete profundamente a estrutura do grupo, facilmente perderá o respeito e a liderança.
Inconstância. Falta de firmeza nas palavras e nas atitudes de um líder, resultará em fracasso e prejuízos ao grupo.
Ingratidão. Um líder que não sabe reconhecer o valor e o trabalho dos seus liderados dificilmente terá êxito em seus relacionamentos.
Refletindo sobre a Excelência da Liderança Cristã - Parte 3
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER EXEMPLAR
É evidente que ninguém obterá de uma só vez todas as características que compõem um líder completo e ideal. No entanto, é possível utilizar cada um desses atributos em ocasiões específicas e necessárias. Eis as características de um líder exemplar:

Raciocínio - O líder deve tomar a iniciativa em qualquer situação, agindo sempre pela razão, tomando as decisões com tranquilidade e cautela. Decisões tomadas pela emoção resultam em prejuízos.
Imparcialidade - Julgar com retidão e justiça, pois um veredicto dado sem conhecimento de causa traz efeitos desagradáveis.
Humildade - Sempre lembrar que também é um componente do grupo, contudo, nunca deixar se envolver como componente, pois na condição de líder, o que se espera são as soluções e ações.

Gratidão - Saber honrar e agradecer os componentes, dividindo os méritos de uma conquista. A união faz a força!
Otimismo - Acreditar, sobretudo em si mesmo. Saber motivar os liderados nos momentos difíceis e acreditar sempre no potencial de cada um, frisando sempre as suas qualidades.
Competência - Liderar o grupo em qualquer circunstância sem perder o comando. Realizar os projetos e ideias com inteligência, qualidade e excelência.

Carisma - Conquistar a simpatia e a confiança de todos, com respeito, alegria e auto-estima. Deixando de lado atitudes incoerentes, insensíveis e arrogantes.
Compromisso - Ter respeito e responsabilidade com as metas e objetivos traçados previamente, assim como também com o grupo que lidera, suas necessidades e direitos e deveres.
Essas qualidades são reveladas no exemplo do maior líder que já existiu, JESUS CRISTO! Um líder completo desde a sua Palavra até o seu digno comportamento.
É realmente lamentável perceber que hoje, infelizmente, algumas lideranças são guiadas pela conveniência e pela falta de vontade mesmo. Muitas vezes, o que vemos é um show pirotécnico que exibe homenagens, diplomas e honrarias (muitas vezes sustentadas pela lisonja e bajulação), cuspindo numa história criada aos pés do sacrifício, renúncia e sofrimento. Tudo pelo poder!